Uma boa gestão considera estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado e passa também por muita criatividade e inovação. Para tornar um negócio realidade, é preciso perfil empreendedor, conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócios.
O primeiro passo para alcançar o sucesso é descobrir se você já tem as características do empreendedor. A seguir, você precisa coletar informações para dar subsídio consistente à criação da empresa. Busque informações e saiba quais dados pesquisar e como fazer o levantamento.
Quando se começa uma empresa é preciso ter em atenção vários fatores, tais como o tipo de negócio, os concorrentes e a rentabilidade da empresa. Para isso é preciso fazer uma pesquisa de mercado, para descobrir se existe mercado para o produto ou serviços que pretende comercializar.
Nesta fase tem de responder a questões como:
Nesta fase tem de responder a questões como:
- Existe mercado para o meu produto?
- Existe muita concorrência neste mercado ou sou dos primeiros a comercializá-lo?
- Quem são os meus concorrentes e o que posso fazer melhor do que eles?
- Quanto poderei cobrar pelos meus produtos?
- Como vou promover os meus produtos?
Quanto mais questões conseguir colocar sobre as dificuldades que vai encontrar, melhor, porque poderá depois responder e ver se pode criar uma empresa que tenha sucesso.
Seguindo, organize as informações coletadas. Construa o plano de negócios e defina estratégias para posicionar corretamente a empreitada no mercado. Descubra como identificar se o projeto trará retorno financeiro.
Conheça o mercado e planeje suas ações.
O plano de negócio é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. Desenvolver o seu é um sinal de maturidade e planejamento - através de seu plano de negócio quem quer iniciar uma empresa tem mais segurança para alcançar o êxito e também ampliar ou promover inovações.
Há uma forte relação entre investimento em inovação e crescimento de receitas. Empresas que conseguem inovar de alguma forma crescem mais e constroem um ambiente mais flexível e aberto a mudanças.
Existem planos de negócio muito simples e existem planos de negócio extremamente elaborados. Tudo depende do tipo de negócio que pretende começar e também dos apoios que vai necessitar. Por exemplo, se quiser ter o financiamento de um banco ou de investidores, irá ter de apresentar um plano de negócios bastante detalhado para os convencer de que a sua empresa vai ser rentável. Nestes casos terá de incluir análises de mercado, plano de gestão e planos financeiros.
A última etapa é registrar o negócio. Saiba o que é necessário para formalizar o empreendimento. Criar uma empresa não é tarefa fácil. Irá trabalhar mais horas do que trabalha para os outros, irá ter mais preocupações do que trabalhando para os outros, poderá até ganhar menos do que ganha atualmente trabalhando para os outros, mas poder comandar a sua vida, não depender da vontade e humores do chefe e poder realizar os objetivos que traçou, vão certamente fazer com que valha a pena passar por todas as dificuldades para criar uma empresa de sucesso.
Pesquisa realizada em dados do SEBRAE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário